Portal Conservador » Todos os Posts http://portalconservador.com/forum/politica-e-historia/feed/ Thu, 15 Sep 2016 00:37:31 +0000 http://bbpress.org/?v=2.5.10-6063 pt-BR http://portalconservador.com/topico/somos-todos-socialistas/#post-2381 <![CDATA[Somos Todos Socialistas]]> http://portalconservador.com/topico/somos-todos-socialistas/#post-2381 Fri, 26 Jun 2015 13:42:04 +0000 MauricioSaraiva Somos Todos Socialistas

Interessante como as palavras possuem história. Nenhum dos primeiros socialistas, Saint-Simon, Fourier, Prudhon, Owen foram conhecidos em vida como socialistas. O próprio Bakunin, expoente do anarquismo, começou sua carreira revolucionária com escritos em defesa da democracia na Polônia, no final dos anos 1840.

Socialismo foi uma expressão que se estabeleceu como crítica geral ao que era considerado o pior dos defeitos dos liberais-democratas, um maléfico individualismo: homens que se preocupavam apenas com seus interesses privados e desprezavam os sofrimentos alheios. Naturalmente, quem não comungasse com tal caráter deveria se considerar um “socialista”, alguém que se importa com a sociedade, com as pessoas em geral.

O nome pegou. Pegou tanto que esquecemos o longo caminho que ele percorreu até aqui. Quando os próprios democratas admitiram que seus adversários eram “socialistas”, esse nome passou a significar a recusa à legitimidade dos interesses individuais e, mesmo, aos direitos individuais. Isso explica porque é tão comum que jovens se considerem socialistas. Aos 13 ou 14 anos despertamos para a realidade social, para a existência de milhões de vidas além das nossas. Muitos de nós consideramos tal realidade muito significativa, e, assim, naturalmente, nos acreditamos socialistas. Daí a aderir a uma doutrina universalmente conhecida por “socialismo” é um pequeno passo.

Até hoje creio que os melhores conservadores ou liberais sejam os que foram socialistas na juventude. Desconfio de jovens de 18 anos que abraçam com entusiasmo a crítica ao socialismo, pois, salvo exceções, me parecem rapazes meramente gananciosos que acham divertido criticar os que sonharam com uma sociedade melhor. São os que acusam os petistas de “gostar de pobres”, como se se importar com a pobreza alheia fosse um defeito de caráter. Sem dúvida há exceções. Se um jovem recebeu uma boa formação doméstica, terá boas chances de distinguir o socialismo da solidariedade e do gosto pela política. Mas, em regra, ainda não me empolgo com a juventude liberal, apesar de ficar muito contente com o florescimento do pensamento democrático entre os jovens.

Socialista deveria ser, etimologicamente, quem se preocupa particularmente com a sociedade. Uma freira católica é tudo, menos individualista. Um militante conservador que se dedica ao bem de seu país e de sua nação, não é nada menos que um homem devotado à sociedade.

Por certo o termo “socialismo” já não serve mais para defini-los, por conta da história que esta palavra percorreu. Mas aceitarmos (como, aliás, muitos liberais exaltados fazem), a classificação que os socialistas criaram para definir o democrata como um interesseiro indiferente à sociedade, é um convite irresistível para que nossos melhores jovens se descubram “socialistas” aos 14 anos e precisem de algumas décadas para aprender que suas virtudes não o tornam, automaticamente um adepto da tirania política. Se déssemos aos chamados “socialistas” o nome que de fato os conceituam, “tiranistas”, estaríamos facilitando muito a vida de nossa juventude.

]]>
http://portalconservador.com/topico/fixo-partido-militar-brasileiro/#post-2379 <![CDATA[Responder a: Partido Militar Brasileiro]]> http://portalconservador.com/topico/fixo-partido-militar-brasileiro/#post-2379 Fri, 26 Jun 2015 13:07:28 +0000 MauricioSaraiva Partido Novo

Uma onda de novos partidos de direita está em curso no país, impulsionada pela crise da hegemonia do PT e pelas novas possibilidades de debate livre via internet, o que ampliou enormemente as possibilidades de circulação de ideias e até de interação entre as pessoas.

Entre os partidos que surgem nesse movimento, o que mais tem tido sucesso é o Partido Novo. Desde 2010 seus fundadores já conseguiram (com certa facilidade), as assinaturas necessárias, já apresentaram seu pedido de registro, já possuem número no TSE (30) e aguardam para julho o registro oficial, o que os permitirá disputar as eleições municipais de 2016. No Facebook, já são o terceiro partido político em curtidas, com mais de 800 mil!

Com uma proposta simples e liberal, os “novos” (o nome é bem infeliz), estão tendo sucesso, em meio a mais de dez iniciativas similares concorrentes, porque não fecham posições estritas. Aceitam tanto conservadores quanto liberais. Destacam-se por definir, desde o início, que seus políticos não controlarão os diretórios (algo que nenhuma outra legenda instituiu). São contra o fundo partidário e o horário de propaganda “gratuito” – outra novidade no cenário partidário brasileiro.

Seus opositores os acusam sobretudo de serem “um braço político do mercado financeiro”, mas trata-se de uma acusação risível, fruto de preconceito e desinformação. Seus principais fundadores têm larga experiência no mercado financeiro, isso é tudo. Não são “funcionários do Banco Itaú trabalhando na política”. Não são paus-mandados de ninguém e, acima de tudo, não são donos da legenda. O funcionamento interno é claramente aberto aos filiados, nos limites do programa e do estatuto partidário, liberal-democrático.

Ao invés de se tentar fundar um “partido conservador” ou um “partido militar”, o passo evidente dos conservadores seria integrar-se e fortalecer essa iniciativa e, possivelmente, organizar-se como ala conservadora, uma espécie de “tea party”. Considerando-se o caráter amador da larga maioria dos adeptos do Partido Novo, não seria impossível se os conservadores alcançassem logo uma posição proeminente dentro da agremiação.

Sobre a polêmica entre liberais e conservadores do Novo, o que se diz por lá é: tudo bem, prefiro viver num Canadá conservador que numa Coreia do Norte liberal. O fundamental, no momento, é enfrentarmos os socialistas.

]]>
http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-2378 <![CDATA[Responder a: Intervenção Militar Constituicional]]> http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-2378 Fri, 26 Jun 2015 12:31:38 +0000 MauricioSaraiva Tenho visto posições a favor da intervenção militar que confundem um pouco intervencionismo com opção por um regime militar permanente. Se hoje ocorrer uma intervenção contra o Governo Dilma (o que não creio), será apenas para instituir um governo provisório, prender criminosos e convocar eleições. Mesmo os presidentes do último período militar não tinham um projeto antidemocrático de Estado. Eram todos (ou quase todos) democratas que tomaram o poder em caráter excepcional, para restabelecer as condições políticas necessárias ao funcionamento da democracia. Talvez o único projeto assumidamente não democrático de nossa história republicana (excetuando os comunistas) foi o Estado Novo, de triste lembrança.

Penso que todos os conservadores hoje são democratas, no sentido de que pretendem operar dentro das regras de um Estado republicano democrático. Não vemos ninguém defendendo a restauração da aristocracia. Qualquer simpatia pela “solução militar” para a crise atual, deve levar isso em conta. Incensar “os bons tempos dos militares” é como os comunistas soviéticos que se reúnem para tomar vodca e lembrar dos “bons tempos do comunismo”. Cabe aos conservadores responder, a longo prazo, o que faremos com nossos direitos democráticos e não se devemos ou não exercê-los.

]]>
http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-2000 <![CDATA[Responder a: Intervenção Militar Constituicional]]> http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-2000 Tue, 10 Feb 2015 00:50:17 +0000 Renan Infelizmente pela conjuntura política, parece que a intervenção das forças armadas não é uma opção, eles vão intervir.

]]>
http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-1999 <![CDATA[Responder a: Intervenção Militar Constituicional]]> http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-1999 Fri, 06 Feb 2015 13:02:36 +0000 Didier Simplesmente não acredito nas Forças armadas atuais. Os altos escalões já foram contaminados pelo discurso democrático e politicamente correto (sem esquecer do medo de perder os salários de oficiais etc.)

]]>
http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-1923 <![CDATA[Responder a: Intervenção Militar Constituicional]]> http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-1923 Fri, 30 Jan 2015 01:32:37 +0000 Renan Quando falamos em atacar o campo da cultura, isto significa longo prazo, e este trabalho intelectual de longo prazo só é possível em uma democracia, é este o ponto em que eu quero chegar, no futuro não muito distante quem sair para fazer manifestações no Brasil vai levar tiro de fuzil 762, igualzinho na Venezuela ou em Cuba. O que me deixa fodido é saber que até mesmo no meio conservador onde está ideia já foi assimilada e discutida o pessoal ainda quer fingir que nós temos chance no campo da cultura!

Veja bem, se até nós que somos conservadores fica dando as costas para a realidade, o que será desta sociedade? Não é questão de esperar que as FFAA nos salve é questão do mal menor, se os conservadores não fazem nada, isto significa que o campo será semeado pela esquerda, apenas isto, a esquerda só avança aonde não há resistência. Se nós não ocuparmos o máximo possível de espaço um esquerdista o fará.

]]>
http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-1922 <![CDATA[Responder a: Intervenção Militar Constituicional]]> http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-1922 Thu, 29 Jan 2015 20:48:48 +0000 Stachka Renan, acho que o combate a ideologia só se faz no campo das ideias. Infelizmente, não temos muitos intelectuais de direita tão empenhados em destruir tais ideologias, pois as encaram apenas como posições políticas. A mudança vem ocorrendo aos poucos, e o resultado disso é o crescimento do conservadorismo nos últimos anos. Olavo de Carvalho fez um bom trabalho neste ponto, Padre Paulo Ricardo, igualmente; mas o que realmente falta neste país são intelectuais de direita conservadores, e não liberais. Algo me diz que os próximos anos deste país serão marcados pela intelectualidade conservadora, talvez como reflexo do renascimento conservador neste país, e eu espero estar correto.

O que você diz sobre não termos liberdade nem para votar no PSDB parece verdade. Há inúmeras denúncias de fraudes nas eleições, e um caso em particular me chamou atenção .

É preciso entender o seguinte: não há espaço, na sociedade atual, para uma reivindicação da intervenção militar. Na década de 1960 tínhamos amplos setores da sociedade civil, grupos da Igreja Católica, o próprio Exército. O que temos, hoje?

Certamente não há, mas isso se você levar em conta apenas a possibilidade de intervenção militar constitucional. Vale lembrar que se hoje nós vivemos uma república, isto se deu através de um golpe de Estado e não vejo ninguém reclamando. O que o rapaz do video fala é verdade: nós não vivemos apenas um regime militar, pois toda a história deste país, desde a queda do império até os dias de hoje, é marcada pela intervenção das forças armadas.

]]>
http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-1913 <![CDATA[Responder a: Intervenção Militar Constituicional]]> http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-1913 Wed, 28 Jan 2015 13:16:07 +0000 Renan Olha Commodoro, sabemos que para vencer a esquerda temos que prepara o terreno cultural, um trabalho de longo prazo, uns 30 anos ou mais. Só que nós não temos 30 anos, daqui a 4 anos talvez não tenhamos liberdade nem pra votar no PSDB.

Existe alguma saída de curto prazo além das forças armadas?

]]>
http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-1912 <![CDATA[Responder a: Intervenção Militar Constituicional]]> http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-1912 Wed, 28 Jan 2015 01:54:01 +0000 Didier Acredito que o mais importante de se lembrar é que a instituição “Exército Brasileiro” de hoje não é o mesmo de 1960~1970. É claro que ainda há um ranço anticomunista, na própria gênese do Exército, mas ele se mantém assim mesmo: é apenas um ranço, um leve grunhido, praticamente ineficaz. O Clube Militar do RJ é um exemplo dessa antiga fase do Exército.

Hoje o EB – que me perdoem as várias exceções – é apenas uma instituição calcada no funcionalismo público, aliada a um treinamento semi-militar. Não se poderia esperar nada mais do que isso, afinal. A educação “progressista” brasileira fez as novas gerações abominarem o regime brasileiro, o regime mais brando da história, e os militares, vergonhosos de serem militares, se tornaram verdadeiros guardiões do ideal democrático.

O único erro dos milicos foi de fechar os olhos para o modelo totalitário do petismo, submetido à países e ideologias estrangeiras.

É preciso entender o seguinte: não há espaço, na sociedade atual, para uma reivindicação da intervenção militar. Na década de 1960 tínhamos amplos setores da sociedade civil, grupos da Igreja Católica, o próprio Exército. O que temos, hoje?

]]>
http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-1881 <![CDATA[Intervenção Militar Constituicional]]> http://portalconservador.com/topico/intervencao-militar-constituicional/#post-1881 Mon, 26 Jan 2015 22:27:38 +0000 Renan Estou observando um movimento de organizações de manifestações que estarão clamando nas ruas e em frente aos quarteis por intervenção militar, eu era até o momento muito cético quanto uma nova interferência dos militares, apesar disto, estou participando da organização de um pequeno grupo de pessoas para se manifestarem em minha cidade.

Vamos aos fatos:
1. Executivo corrompido diretamente pelo PT
2. Legislativo comprado pelo PT
3. Judiciário, 8 dos 11 ministros do STF foram indicados pelo PT
4. Escândalos crescentes de corrupção
5. Caos econômico e instabilidade política

Por favor, não vamos discutir políticas e filosofias pão com ovo, vamos ser práticos e objetivos, além das forças armadas que é a única instituição intocada pelo PT, quais outras alternativas nós temos?
Além do mais, já adianto que sou jovem e meu conhecimento acerca de política e afins é limitado (Básico), não entendo de estratégias políticas e nada do tipo, quero aproveitar e por em discussão os prós e contras de um novo regime militar.

]]>