Registrar

Hierarquia dos Anjos

√Ārea geral. Todo e qualquer assunto que envolva filosofia e religi√£o. Debates e obras filos√≥ficas, defini√ß√£o de f√©, d√ļvidas, metodologia.
MODERADOR GLOBAL

Hierarquia dos Anjos

Mensagem n√£o lidapor Destro » 25 Mar 2013, 10:34

Por André

1-Arcanjo
3-Serafins
2-Querubins
4-Anjos

A B√≠blia nos cita nominalmente a exist√™ncia de pelo menos quatro seres da esfera espiritual: anjos, arcanjos, querubins e serafins. Apesar de cit√°-los, n√£o h√° um detalhamento t√£o grande a respeito deles. Mas, mesmo com poucas informa√ß√Ķes, podemos ter uma ideia razo√°vel do que √© cada um deles.

O Arcanjo √© citado na B√≠blia como uma esp√©cie de ‚ÄúAnjo-chefe‚ÄĚ. A palavra arcanjo tem esse significado. Veja um verso b√≠blico sobre um dos arcanjos: ‚ÄúContudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Mois√©s, n√£o se atreveu a proferir ju√≠zo infamat√≥rio contra ele; pelo contr√°rio, disse: O Senhor te repreenda!‚ÄĚ (Judas 1. 9).O fato de esse arcanjo contender ou lutar diretamente contra o diabo mostra que √© um ser dotado de grande poder e autoridade, e que exerce uma posi√ß√£o de destaque na esfera espiritual.
Arcanjo ( Os mais altos na Hierarquia )
Imagem

S√≥ existem dois vers√≠culos na B√≠blia mencionando os serafins: Isa√≠as 6. 2, 6. Nestes versos os serafins s√£o descritos da seguinte forma: ‚Äúcada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus p√©s e com duas voava‚ÄĚ. Da mesma forma que os querubins, os serafins sempre est√£o ligados a glorifica√ß√£o da majestade e grandeza de Deus .De forma resumida √© isso que a B√≠blia cita destes seres. S√£o seres que, acima de tudo, est√£o √† servi√ßo do Reino de Deus. Certamente os conheceremos melhor quando estivermos na presen√ßa do Pai e deles.
Serafins ( Os segundo na Hierarquia ,possuem seis asas )
Imagem

Os querubins são citados na Bíblia como seres que têm asas e uma forma [semelhante] a humana (Êxodo 25. 20). Em algumas passagens vemos querubins com forma de animais (Ezequiel 41. 18-19). Em outras, temos querubins descritos em formas estranhas, mesclados com características de pessoas e animais. Por exemplo: Em Ezequiel 1. 5- 8, esses seres tinham 4 rostos, 4 asas, mãos que saiam de debaixo das asas, etc. Esses seres estão sempre ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus (Apocalipse 4. 6-8).
Querubins
Imagem

Os anjos são citados na Bíblia como mensageiros e executores das ordens de Deus (Gênesis 16.10; Daniel 6. 22; Salmos 103. 20). Os anjos são espíritos que servem a Deus e também aos servos de Deus (Salmos 34. 7). Vemos que Deus criou os anjos puros, mas uma parte deles preferiu rebelar-se contra Deus (Judas 1.6). Em alguns textos os anjos são descritos com características semelhantes as humanas (João 20. 12).
Anjos ( os mais próximos do Homem/mensageiros )
Imagem

Re: Hierarquia dos Anjos

Mensagem n√£o lidapor Corand » 26 Mar 2013, 13:24

Caro confrade Destro, em minhas várias leituras das Bíblia nunca encontrei um texto que descrevesse claramente a aparência dos arcanjos, anjos, querubins e serafins com clareza.

Existe alguma passagem na qual possa se ter uma ideia?

Pelo meu conhecimento, não há como ter uma ideia 100% real da forma destes seres. No máximo é que não há gênero entre eles. Portanto a imagem dessa bela anjo do tópico seria meramente ilustrativa :mrgreen:
Efésios 2.8-9: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

SUPORTE

Mensagem n√£o lidapor Commodoro » 26 Mar 2013, 13:37

Interessante é que eu sabia sobre tantos "tipos de anjos", mas nem me lembrava que tinha hierarquia. Acredito que tenho que "atualizar" minha leitura da Bíblia.

Excelente tópico.
Fiat justitia ruat caelum
Tempus est vitae magister
Dum suspiro spero
Pacem in terris
Dominus vobiscum.

"O mundo √© o mesmo. H√° menos raz√Ķes para se viver."

Introdução ao Fórum
Fal√°cia do Racismo
Material de Estudo - Português, Direito

"Três são os preceitos ou partes do direito: o primeiro, viver honestamente; o segundo, não fazer agravo a ninguém; o terceiro, dar ao dono o que é seu"

Mensagem n√£o lidapor Mr. Javo » 26 Mar 2013, 14:23

E as Potestades, Tronos, Principados e etc?

MODERADOR GLOBAL

Mensagem n√£o lidapor Destro » 26 Mar 2013, 14:46

Corand escreveu:Caro confrade Destro, em minhas várias leituras das Bíblia nunca encontrei um texto que descrevesse claramente a aparência dos arcanjos, anjos, querubins e serafins com clareza.

Existe alguma passagem na qual possa se ter uma ideia?

Pelo meu conhecimento, não há como ter uma ideia 100% real da forma destes seres. No máximo é que não há gênero entre eles. Portanto a imagem dessa bela anjo do tópico seria meramente ilustrativa :mrgreen:

sim a imagem é ilustrativa :mrgreen:

Mensagem n√£o lidapor Corand » 26 Mar 2013, 14:46

Mr. Javo escreveu:E as Potestades, Tronos, Principados e etc?

Tamb√©m tenho essa d√ļvida. Existe tal hierarquia do outro lado?

Eu acredito que exista, mas a minha d√ļvida √© se ela √© explicada em algum ponto ou passagem b√≠blica.
Efésios 2.8-9: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

MODERADOR GLOBAL

Mensagem n√£o lidapor Destro » 26 Mar 2013, 14:49

Você pode nos ajudar e escrever sobre elas vai ser de grande ajuda :D

SUPORTE

Mensagem n√£o lidapor Commodoro » 26 Mar 2013, 14:54

Porra, curioso demais aqui.

Pode falar a respeito?
Fiat justitia ruat caelum
Tempus est vitae magister
Dum suspiro spero
Pacem in terris
Dominus vobiscum.

"O mundo √© o mesmo. H√° menos raz√Ķes para se viver."

Introdução ao Fórum
Fal√°cia do Racismo
Material de Estudo - Português, Direito

"Três são os preceitos ou partes do direito: o primeiro, viver honestamente; o segundo, não fazer agravo a ninguém; o terceiro, dar ao dono o que é seu"

Mensagem n√£o lidapor Corand » 26 Mar 2013, 14:57

Vou dar uma pesquisada sobre o tema e vejo se consigo iluminar nossos pensamentos.

O que sei e tenho pra agora é isso:

Alguns textos b√≠blicos mencionam a exist√™ncia dessas duas classes de seres, as potestades e os principados. Como nesse texto: ‚Äúpois, nele, foram criadas todas as coisas, nos c√©us e sobre a terra, as vis√≠veis e as invis√≠veis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.‚ÄĚ (Cl 1. 16). Nesse texto √© mencionado que tanto os principados quanto as potestades foram criados por Deus.

Principados e potestades significam basicamente a mesma coisa. S√£o refer√™ncias a seres espirituais que podem ser bons ou maus, ou seja, podem se referir tanto a anjos de Deus como a dem√īnios. S√£o seres espirituais de proemin√™ncia no mundo espiritual. Normalmente os dois termos s√£o usados na B√≠blia para designar seres com grande poder no mundo espiritual.

A maioria das descri√ß√Ķes desses seres espirituais na B√≠blia √© relacionada a dem√īnios, como nos textos abaixo:

‚Äúporque a nossa luta n√£o √© contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as for√ßas espirituais do mal, nas regi√Ķes celestes.‚ÄĚ (Ef 6. 12). Nesse texto, eles s√£o designados como esp√≠ritos malignos, for√ßas espirituais do mal que dominam o mundo e guerreiam contra os homens.

‚Äúe, despojando os principados e as potestades, publicamente os exp√īs ao desprezo, triunfando deles na cruz.‚ÄĚ (Cl 2. 15). Aqui vemos Cristo vencendo todas essas for√ßas espirituais malignas atrav√©s da Sua morte na cruz.

Temos cita√ß√Ķes de principados e potestades tamb√©m em Ef 3. 10; 1Pe 3. 22; Rm 8. 38; Cl 2. 10; Ef 1. 21; 1Co 15. 24 e At 26. 18.

Em Ef 2. 2 esse termo √© usado para designar Satan√°s, o pr√≠ncipe do mundo: ‚Äúnos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o pr√≠ncipe da potestade do ar, do esp√≠rito que agora atua nos filhos da desobedi√™ncia‚ÄĚ

Retirado de: http://www.esbocandoideias.com/2012/04/ ... tades.html

Confesso que esse assunto me empolga, h√° impressionante a nossa ignor√Ęncia e pequenez mediante as coisas que Deus criou.
Editado pela √ļltima vez por Corand em 26 Mar 2013, 15:00, em um total de 1 vez.

MODERADOR GLOBAL

Mensagem n√£o lidapor Destro » 26 Mar 2013, 14:58

Corand escreveu:Vou dar uma pesquisada sobre o tema e vejo se consigo iluminar nossos pensamentos.

Ser√° bem vindo :D

Mensagem n√£o lidapor Mr. Javo » 26 Mar 2013, 16:39

Conheço pouco de angeologia, mas quero estudar sobre o tema.
Uma coisa que penso sobre o assunto, por exemplo, todos os anjos potestades caíram? Se são um "classe" poderia ter ela inteira ido contra o todo poderoso? Ou São paulo não falava de todos eles?

Tenho um livro aqui, o "Devocion√°rio aos santos Arcanjos", que tem um resuminho sobre as classifica√ß√Ķes, as enumerando como 9 e as separando em 3 grupos de proximidade a Deus (acredito que isso vem se S√£o Tomas de Aquino) e diz sobre o que dever√≠amos pedir de interse√ß√£o para cada tipo de anjo, incluindo esses, por exemplo

"Principados: Como seu nome indica, est√£o revestido de uma autoridade especial: S√£o os que presidem os reinos, as prov√≠ncias e as dioceses, s√£o assim denominados por suas a√ß√Ķes serem mais externas e universais".

Mensagem n√£o lidapor Corand » 27 Mar 2013, 12:52

Ola confrades, andei pesquisando (na internet) desde ontem até agora.

Vou ser sincero, com base bíblica REAL, é 5% do que se encontra. O resto é invenção de jogador de RPG. Na Bíblia, tanto católica como protestante, encontramos aquilo que já sabemos.

N√£o h√° uma hierarquia expl√≠cita, sabemos que Miguel √© citado como um dos primeiros pr√≠ncipes e que ele teve determinado respeito para com L√ļcifer (capiroto, coisaruim, demonho, capeta, feminista), ent√£o j√° digo aos confrades que se quiserem algo concreto e real voc√™s devem ir √† B√≠blia e a partir da√≠ poder formar uma melhor opini√£o. Na b√≠blia cita explicitamente que existem anjos e dem√īnios, por√©m n√£o cita suas fun√ß√Ķes, formas f√≠sicas, poderes, cargos, import√Ęncia, etc.

Eu nem vou me dar o trabalho de trazer um resum√£o do que encontrei porque tem muita merda, de verdade, alguma coisa ou outra d√° pra dar relev√Ęncia, mas a√≠ come√ßa com dem√īnios do bem e blablabla yin yang blablabla

Mensagem n√£o lidapor Mr. Javo » 27 Mar 2013, 14:34

Teólogos são jogadores de RPG?

MODERADOR GLOBAL

Mensagem n√£o lidapor Destro » 27 Mar 2013, 17:51

Corand escreveu:
N√£o h√° uma hierarquia expl√≠cita, sabemos que Miguel √© citado como um dos primeiros pr√≠ncipes e que ele teve determinado respeito para com L√ļcifer (capiroto, coisaruim, demonho, capeta, feminista), ent√£o j√° digo aos confrades que se quiserem algo concreto e real voc√™s devem ir √† B√≠blia e a partir da√≠ poder formar uma melhor opini√£o. Na b√≠blia cita explicitamente que existem anjos e dem√īnios, por√©m n√£o cita suas fun√ß√Ķes, formas f√≠sicas, poderes, cargos, import√Ęncia, etc.

Caro Conrad n√£o ha uma hierarquia explicita do jeito que voc√™ esta imaginado ,voc√™ esta pensando que vai estar escrito certinho ,''este √© maior que este etc'' N√£o meu caro n√£o √© deste jeito ,esta Hierarquia que eu postei √© baseada na maneira da import√Ęncia que cada tipo tem na B√≠blia ,vou te dar um exemplo :Os Arcanjos ,assim como Miguel s√£o os generais dos anjos ,a B√≠blia diz que Miguel lidera os ex√©rcitos de Deus ,entende porque ent√£o os arcanjos est√£o no topo da Hierarquia ? Esta Hierarquia √© baseada na import√Ęncia de casa ser ang√©lico e na sua comunh√£o com deus ,Espero que tenha sido claro agora .

Mensagem n√£o lidapor Corand » 27 Mar 2013, 22:36

Destro escreveu:
Corand escreveu:

Caro Conrad n√£o ha uma hierarquia explicita do jeito que voc√™ esta imaginado ,voc√™ esta pensando que vai estar escrito certinho ,''este √© maior que este etc'' N√£o meu caro n√£o √© deste jeito ,esta Hierarquia que eu postei √© baseada na maneira da import√Ęncia que cada tipo tem na B√≠blia ,vou te dar um exemplo :Os Arcanjos ,assim como Miguel s√£o os generais dos anjos ,a B√≠blia diz que Miguel lidera os ex√©rcitos de Deus ,entende porque ent√£o os arcanjos est√£o no topo da Hierarquia ? Esta Hierarquia √© baseada na import√Ęncia de casa ser ang√©lico e na sua comunh√£o com deus ,Espero que tenha sido claro agora .

Pois sim, o que eu disse √© sobre os resultados de onde visitei, ca√≠ em f√≥runs evang√©licos, esp√≠ritas, sites de terror, de paganismo, de bruxaria e por a√≠ vai. Como eu disse, tem umas coisas que soam absurdas e parece fruto de imagina√ß√£o. N√£o imaginei uma hierarquia expl√≠cita, apenas imaginei que houvesse mais conte√ļdo na B√≠blia. N√£o critiquei a SUA forma de interpretar, tanto porque concordei com 100% do que voc√™ disse (√© a primeira pessoa que vejo que tem a mesma forma de pensar sobre tal assunto que eu). √Č que eu apenas vou dar 100% de credibilidade no que est√° na B√≠blia (filosofia minha). Em momento algum descredibilizei seu post, se o fiz me perdoe.

Mr. Javo escreveu:Teólogos são jogadores de RPG?

Sim.

Voltar para Filosofia e Religi√£o

Quem est√° online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes