Sr. Miguel Insulza, não insulte o povo cubano!‏

Nos dias 28 e 29 de janeiro, será realizada em Havana a II Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe (CELAC). O regime de Fidel Castro pretende converter a Cúpula em uma plataforma de propaganda e apoio internacional.

Até o momento, o evento já conta com o apoio incondicional da Venezuela, uma “democracia fictícia”, segundo uma reportagem recente de Human Rights International. Mas agora pretendem ganhar mais apoio para perpetuar um regime que oprime, sequestra, rouba a liberdade e muitas vezes, até nos mata.

Sesión Ordinaria del Consejo Permanente de la OEA

A grande novidade da cúpula é a assistência do secretário geral da OEA, José Miguel Insulza. Será a primeira vez que um secretário geral da OEA pisará em território cubano desde que, em 1962, Cuba foi expulsa da organização. Insulza estará presente para exigir o respeito aos direitos humanos? Será firme na exigência de verdadeiras mudanças democráticas? Peça que ele faça isso agora:

Os cubanos estamos fartos de “mudanças-fraude”. E estamos cansados também de pretensas diplomacias que só conseguem prolongar a agonia do regime e do sofrimento do povo cubano. Se Insulza não quiser se reunir com a dissidência democrática na ilha-cárcere, entenderemos o gesto como um insulto, uma agressão.

Se o secretário geral da OEA só se reunir com o governo castrista, estará dando oxigênio a um regime ditatorial que freia as legítimas aspirações de liberdade do povo cubano. Sr. Insulza, reúna-se com a dissidência, caso seja um verdadeiro democrata!

Não precisamos mais ver o entusiasmo com a Cúpula por parte dos meios de comunicação da esquerda bolivariana como TeleSur para nos darmos conta da manobra. É seguramente uma manobra que “coincide” com as pressões europeias para o relaxamento das exigências de Direitos Humanos da Posição Comum.

Mas no meio de tudo isso estão os cubanos! E os cubanos querem liberdade, queremos respirar. Não queremos seguir prolongando um regime que nos arruinou, nos roubou a esperança, a confiança dos vizinhos, a liberdade, a vida.

Assine a petição: http://www.citizengo.org/pt-pt/3417-sr-insulza-reunase-con-disidencia-democratica-cubana?sid=MzY5ODMxNzI1MDI5NTkz

Muito obrigado, caro usuário, por me ajudar a construir uma Cuba para todos e não somente para uma elite ideologizada, totalitária, repressora e ditatorial.

Um abraço.

Rosa María Payá (Movimento Cristiano de Liberación)

0 Comments

Leave A Reply





Protected by WP Anti Spam