Nos dias de hoje há uma preocupação crescente, principalmente entre os cristãos, com o acelerado desenvolvimento de seitas neopagãs no hemisfério Norte, que está se alastrando pelos Estados Unidos e Canadá, abarcando toda a Europa Ocidental e penetrando na Europa Oriental, pela Rússia principalmente.
Na América do Sul, não considerando as religiões animistas provenientes da África trazida pelos escravos, o paganismo tem se propagado entre os jovens por um aumento de interesse e até mesmo adesão à ritos da bruxaria moderna, mais conhecida como Wicca, devido principalmente ao sucesso de produções de Hollywood, tais como Harry Potter, Senhor do Anéis, e outros filmes nos quais a feitiçaria é tratada com simpatia.
Mais do que o paganismo Asiático, o paganismo ocidental é marcado pela rivalidade com o cristianismo, caracterizando-se como uma reação contrária à civilização cristã que se desenvolveu na Europa e em todo o Ocidente. O Neo pagão tipicamente é um cristão que rejeitou sua herança e busca um caminho diferente, mais adequado, segundo seu ponto de vista, ao estilo e pensamentos modernos.
Efetivamente, o elo que muitas vezes une tais cultos pagãos é na verdade sua comum rejeição ao cristianismo e seus valores, enquanto todas seitas neopagãs demonstram um demonstram uma grande tolerância a qualquer outra religião, inclusive adotando práticas e costumes de religiões orientais apesar destas pouco terem em comum com os antigos ritos pagãos ocidentais.
A maioria das seitas neopagãs acredita estar reavivando uma “antiga religião”, inclusive algumas tentam demonstrar que tal religião sobreviveu a séculos de cristianismo, praticada por uns poucos indivíduos, o que dificilmente pode ser considerado seriamente, se estudado o desenvolvimento do cristianismo ao longo da Idade Média na Europa e no mundo Ocidental.
Os adeptos da Wicca e do Neo Paganismo proclamam que suas tradições são as mesmas da antiga religião celta, pré-cristã, das ilhas britânicas. Apesar de que, em todos os povos, certas tradições antigas passarem de geração em geração muitas vezes sob a forma de folclore, algumas destas tais tradições alegadamente remanescentes da cultura celta, invocadas principalmente pelos praticantes da Wicca, são a reconstituição de termos, noções e práticas do chamado período europeu de caça às bruxas, que basicamente ocorreu entre os séculos XV e XVII, e não tem relação direta com as religiões anteriores ao cristianismo.
ASATRU, O NEO PAGANISMO NÓRDICO
O Neopaganismo nórdico, conhecido como odinismo ou asatru, é bem menos difundido e possui bem menos aderentes do que o Neopaganismo que se diz de origem celta.Também os odinistas pretendem serem os herdeiros de uma cultura que ‘sobreviveu’ ao cristianismo, nos países nórdicos e na Grã-Bretanha.
O odinismo adora os deuses nórdicos da guerra e a deusa da fertilidade (Deusas do sexo /Orgia). Usam o surrado argumento de que o catolicismo converteu a elite, mas o povo do interior continuou fiel à tradição pagã. Isto, óbvio, é uma tentativa de aplicação da teoria da luta de classes de Marx à religião. A cultura de um povo é moldada pela elite, e todos os movimentos populares, sejam religiosos, políticos ou sociais, só conseguem se concretizar se houver apoio das camadas mais esclarecidas ou poderosas da sociedade. Religião oculta que sempre existiu, e que de vez em quando se mostra à tona, como uma seita ocultista, ou neopagã, como se diz hoje em dia, é a gnose, que é mãe de todo ocultismo pagão, e é a anti-religião por natureza. As convicções dos odinistas são animadas por pensamentos derivados de Nietzche, e de místicos racistas.
Evidentemente, não se deve pensar que os adeptos da Asatru são todos racistas ou neo nazistas. Muitos deles alegam que religião e política não devem se misturar, e seguem sua superstição adorando seus ‘deuses’ e praticando sua ‘magia’, que é baseada em runas nórdicas. Contudo, como o nazismo e o racismo estão nas raízes do odinismo, não se pode desvincular as suas causas de sua situação atual.
Wicca
A Wicca é uma religião neo-pagã, politeísta, de culto basicamente dualista, que crê tradicionalmente na Mãe Tríplice e no Deus Cornífero, ou religião matriarcal de adoração à Deusa mãe. Estas duas deusas são muitas vezes vistas como faces de uma divindade panteísta maior, ou que se manifestam como várias divindades politeístas. Segundo os adeptos o Deus conífero e a deusa terra são a mesma entidade, uma fusão do bem e do mal.
PONTOS DO NEO PAGANISMO:
Anti-cristianismo: Todos estes movimentos neo-pagãos tem em comum seu ódio ao cristianismo, pois segundo eles o cristianismo é uma religião de fracos; o amor e paz é cristã e é visto por este neopaganismo como sentimentos inferiores.
Gnosticismo: O gnosticismo pagão é uma doutrina religiosa que acredita á dois deuses; um deus bom e outro mau; e o mundo teria sido criado pelo deus mau, este seria o nosso Deus da Bíblia. Para o gnosticismo tudo que é material foi criado pelo deus mal e deve ser desprezado, é claro que não preciso dizer que é uma doutrina contra os ensinamentos da religião cristão e contra o próprio Deus, pois só há um Deus.
Espírito de rebeldia e de contradição: O alvo principais destes movimentos é os jovens por uma motivo lógico: é na juventude que se encontra uma grande força, então devido a isto, tais movimentos neopagãos buscam incluir nos jovens sentimentos de rebeldia e contradição, valores tradicionais e bem enraizados na maioria dos países ocidentais, principalmente nos países cristãos como a castidade, a fidelidade conjugal, a autoridade de pais e professores, passaram a ser abertamente contestados, experiência e prudência deram lugar à juventude e ousadia, que assumiram os papéis principais no painel comportamental de uma sociedade que queria demolir o passado e construir uma utopia, movida a drogas, contradição pois os mesmos que dizem livres ficaram presos as drogas é a ”liberdade neo-pagã”
Racismo: muitos destes movimentos pregam o racismo, como viram excluindo outras raças que não a ”Ariana” de seus quadros devido a ideia de que segundo eles negros, judeus, orientais, latinos não podem ter “honra” de adorar deuses nórdicos.
CONCLUSÃO:
Do ponto de vista moral, o neo paganismo é naturalista e evolucionista, tendências que favorecem a aceitação de tópicos polêmicos presentes na agenda da sociedade contemporânea, como homossexualismo, aborto, eutanásia, Sobrevivência dos mais aptos, controle de natalidade e liberdade religiosa, o que faz do neo paganismo uma religião com boa penetração nos ambientes governamentais, (estadismo) onde inclusive, ela tem angariado vários adeptos, seja no âmbito civil ou no militar. O neo-paganismo tem sido uma arma para manipular os jovens e um perigo para a sociedade atual.
Autor: Destro
Membro do Forum Conservador
É inevitável a criação de rótulos, mas deixe-me esclarecer minha situação: me considero neopagão pois sou politeísta – minha religião não é judaica-cristã – porém sou contra o casamento homossexual, o aborto e também não sou racista. O neopaganismo engloba uma série de religiões, todas marcadas por uma característica: não possuem um livro sagrado (portanto não é considerado por muitos uma religião) o que dá a liberdade de escolha em relação a qualquer assunto possível, como os que citei acima. Como conheço muitos posso dizer que neopagãos em sua grande maioria não veneram Satanás (não acredita-se que ele exista), não participa de orgias, e principalmente não são anti-cristãos (pelo contrário, por ser minoria, pregam a liberdade religiosa)e etc. Levam uma vida normal assim como eu. Portanto vós digo que é impossível citar “pontos do neopaganismo” visto que engloba inúmeras religiões que, em muitos casos, até se contrariam em seus cultos. Até mesmo a própria Wicca pois existem várias ramificações dentro desta. Obrigado.