Igreja Católica – Portal Conservador https://portalconservador.com Maior Portal dirigido ao público Conservador em língua portuguesa. Mon, 24 Oct 2022 15:56:36 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.8.6 65453639 Cearense que foi assassinada durante tentativa de estupro será beatificada hoje https://portalconservador.com/cearense-que-foi-assassinada-durante-tentativa-de-estupro-sera-beatificada-hoje/ https://portalconservador.com/cearense-que-foi-assassinada-durante-tentativa-de-estupro-sera-beatificada-hoje/#respond Mon, 24 Oct 2022 15:56:36 +0000 https://portalconservador.com/?p=5644 read more →]]> O Vaticano anunciou o dia 24 de outubro de 2022 como a data de oficialização da beatificação da cearense. Ela morreu há 80 anos em uma tentativa de estupro, e desde então tem sido venerada por fiéis da região.

Benigna Cardoso da Silva, 13 anos, se tornou símbolo de católicos cearenses após recusar ter relações sexuais com outro jovem em Santana do Cariri, a 523 km de Fortaleza. Ao recusar, a menina foi assassinada brutalmente com golpes de facão em outubro 1928. A história de Benigna se popularizou, e a adolescente conquistou devotos por todo o estado como uma mártir.

Após a morte, a menina passou a ser venerada na região do Cariri como símbolo da resistência contra feminicídio e violência sexual contra crianças e adolescentes. Com isso, o Vaticano vai oficializar nesta segunda-feira (24) a Menina Benigna como primeira beata do Ceará e quarta mártir do Brasil. A autorização foi dada pelo Papa Francisco em 2019.

Segundo o relato de pessoas que conviveram com Benigna, ela era uma menina simples, sem vaidades, muito estudiosa e com muita fé em Deus.

“Ela se relacionava bem com todos, era gentil, muito educada, não usava de palavrões e se ocupava responsavelmente com os estudos. Nela, se destacava a simplicidade e a prudência. Sua fama de santidade e martírio é justa”, conta Raimundo Alves Feitosa, de 98 anos, que conviveu com a mártir. Ele foi uma das testemunhas que deram depoimento ao Vaticano no processo de beatificação.

Benigna nasceu em 15 de outubro de 1928 no Sítio Oiti, em Santana do Cariri. O processo de beatificação de Benigna começou em 2013, quando a Diocese do Crato recebeu do Vaticano o “Nihil Obstat”, ou seja, o “Nada Impede” para que se pudesse dar início à busca pelo título de beata.

A cerimônia estava originalmente prevista para 2020, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

]]>
https://portalconservador.com/cearense-que-foi-assassinada-durante-tentativa-de-estupro-sera-beatificada-hoje/feed/ 0 5644
Polícia invade casa episcopal e leva bispo na Nicarágua https://portalconservador.com/policia-invade-casa-episcopal-e-leva-bispo-na-nicaragua/ https://portalconservador.com/policia-invade-casa-episcopal-e-leva-bispo-na-nicaragua/#respond Fri, 19 Aug 2022 16:39:23 +0000 https://portalconservador.com/?p=5619 read more →]]> MANÁGUA, 19 ago. 22 / 11:11 am (ACI).- A polícia da Nicarágua invadiu a casa episcopal da diocese de Matagalpa e prendeu o bispo, dom Rolando Álvarez, e os padres, seminaristas e um leigo que o acompanhavam.

Na manhã de hoje (19) a diocese de Matagalpa publicou através das suas redes sociais que “neste momento a Polícia Nacional entrou na Cúria Episcopal da nossa diocese de Matagalpa”.

A ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, confirmou que o bispo foi preso pela polícia nicaraguense e colocado em um veículo. Não há informações sobre para onde ele foi levado.

As outras oito pessoas que estavam com ele dentro da cúria diocesana desde 4 de agosto, dia em que foram cercadas e trancadas pela polícia de Ortega, foram transferidas em veículos diferentes.

Poucas horas antes, Álvarez postou em sua conta no Twitter a mensagem: “Vamos nos preocupar em usar o traje de festa no Reino de Deus”.

A Igreja na Nicarágua vem sendo alvo de perseguição por parte do presidente Daniel Ortega desde que, em 2018, houve protestos contra o governo. Ortega, ex-líder guerrilheiro de esquerda, venceu as últimas quatro eleições no país. E última delas foi denunciada como injusta por observadores internacionais. Sete candidatos de oposição foram presos e impedidos de concorrer. Com um intervalo entre 1990 e 2007, Ortega está no poder desde 1979.

Na Paróquia Santa Lucía, que há alguns dias sofre o cerco policial, os fiéis se reuniram de madrugada para proteger seus padres e impedir que sejam sequestrados.

A diocese de Matagalpa pediu orações por dom Álvarez e os outros sequestrados pela ditadura de Ortega, e lembrou que “a força e o poder do cristão estão na oração”.

]]>
https://portalconservador.com/policia-invade-casa-episcopal-e-leva-bispo-na-nicaragua/feed/ 0 5619
Justiça permite instalação de Nossa Senhora gigante em Aparecida https://portalconservador.com/justica-permite-instalacao-de-nossa-senhora-gigante-em-aparecida1/ https://portalconservador.com/justica-permite-instalacao-de-nossa-senhora-gigante-em-aparecida1/#respond Fri, 18 Mar 2022 00:05:33 +0000 https://portalconservador.com/?p=5587 read more →]]> Estátua foi anunciada como com altura maior que o Cristo Redentor e dada a prefeitura em 2017

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) liberou a construção da estátua gigante de Nossa Senhora em Aparecida. A obra foi feita em homenagem aos 300 anos da Santa, comemorados em 2017, mas barrado depois de uma ação de uma associação que representa ateus. Durante o tempo em que as partes debatiam na justiça, a obra ficou abandonada e chegou a ser alvo de vandalismo.

A obra foi anunciada como tendo uma altura maior que a do Cristo Redentor. Dividida em quatro peças, após montada ela serviria como um ponto para sinalizar a chegada à cidade. O monumento foi feito pelo escultor Gilmar Pina e doada à cidade em homenagem aos 300 anos da padroeira, em 2017.

A peça, no entanto, nunca foi instalada. Isso porque a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) moveu uma ação pedindo que fosse barrada com a justificativa de que o estado não deveria fomentar uma religião.

Na primeira decisão, em primeira instância, a juíza Luciene Bela Ferreira Allemand acatou o pedido entendendo que a prefeitura não poderia manter o monumento ou investir em obras que levassem em conta a religião católica, em detrimento de outras. Apesar de Aparecida abrigar o maior santuário mariano do mundo.

Na última semana, no entanto, o Tribunal de Justiça revogou a decisão e passou a permitir a instalação da escultura. Além dela, outras cinco peças feitas por Gilmar Pina lembrando o encontro da Santa que estavam em rotatórias, mas foram retiradas após a decisão de primeira instância. O recurso foi feito pela prefeitura e pelo escultor.

Em sua decisão, o desembargador Ponte Neto disse que a cidade tem como principal atrativo econômico o turismo religioso e ao permitir e investir nas obras, a prefeitura fomenta a economia local. A decisão é da última quarta-feira (9).

Com isso, a justiça passou a permitir a instalação da imagem, além das outras cinco obras antes retiradas.

Desde a entrega, foram cinco anos aguardando a instalação e se deteriorando. Até 2019, a prefeitura não tinha ainda um espaço para que ela fosse instalada e foi deixada amontoada em um terreno onde passou a enferrujar. Em 2021 o g1 foi ao local onde o que, deveria ser um monumento, estava e havia sinais de vandalismo, com a base pixada.

A reportagem do g1 acionou a prefeitura para saber se, com a decisão, pretendem fazer reparos e instalar a Santa, mas aguardava o retorno até a publicação.

A Atea, que moveu a ação, ainda pode recorrer. O g1 acionou o grupo que informou em nota que “lamenta a decisão no sentido de que há clara e manifesta violação da laicidade do Estado, pois a Constituição é clara no sentido de ser vedado ao Estado patrocinar crenças religiosas”. Disse ainda que não foram notificados e, após a ação, vão decidir se devem recorrer.

]]>
https://portalconservador.com/justica-permite-instalacao-de-nossa-senhora-gigante-em-aparecida1/feed/ 0 5587
Beatificação de Isabel, a Católica, está nas mãos do papa, diz responsável https://portalconservador.com/beatificacao-de-isabel-a-catolica-esta-nas-maos-do-papa-diz-responsavel/ https://portalconservador.com/beatificacao-de-isabel-a-catolica-esta-nas-maos-do-papa-diz-responsavel/#respond Thu, 17 Feb 2022 18:05:00 +0000 https://portalconservador.com/?p=5553 read more →]]> MADRI, 17 fev. 22 / 09:53 am (ACI).- O padre José Luis Rubio Willen, responsável da Comissão para a Beatificação e a Canonização da Rainha Isabel, a Católica (1451-1504), disse que a causa já está com a Santa Sé e “espera o momento em que o papa veja a oportunidade de sua beatificação. Só falta isso.

Em declarações ao meio Alfa y Omega, padre Rubio Willen disse que foram inúmeras as graças e favores que a Rainha Isabel a Católica fez, mas que já há um milagre reconhecido realizado por sua intercessão que cumpre o requisito necessário para a sua beatificação.

Trata-se da cura repentina, total e inexplicável de um padre que “estava no hospital por causa de um câncer de pâncreas muito avançado. Quando a família deste padre desceu à capela dos Reis Católicos em Granada, Espanha, para pedir à rainha a sua intercessão, o padre, nesse momento, recuperou-se imediatamente. E esse favor já foi reconhecido por Roma como um milagre atribuído a Isabel”, explicou Rubio Willen.

Segundo Alfa y Ômega, o processo de canonização da rainha Isabel, a Católica, começou em 1957 graças a uma mulher argentina que pediu ao papa Pio XII que abrisse o processo. Ele foi aberto formalmente dez anos depois na arquidiocese de Valladolid, Espanha, onde Isabel morreu e onde há mais de 20 volumes de documentação histórica e favores realizados por sua intercessão.

A Comissão Isabel a Católica promove o culto entre os fiéis por meio de gravuras, livros, vídeos, além de simpósios. “Nosso objetivo é que as pessoas a vejam como uma santa, a venerem e acolham sua intercessão”, disse o padre Rubio Willen ao meio espanhol.

O responsável da causa de canonização diz que se o milagre for reconhecido e aprovado pelo papa Francisco, “será beatificada a maior rainha da história universal. Não há nenhuma outra mulher como ela, sendo que há outras rainhas santas. Com Isabel a história mudou e entrou na época moderna. Ela mudou os mapas que havia então e sua missão passou a ser levar a evangelização à América”.

A vida da rainha é a prova de que “a paixão cristã pode ser compatível com a política”, pois “ela nunca trabalhou para si mesma e para se engrandecer, mas para engrandecer todos os seus súditos, inclusive os índios, aos quais quis que tivessem os mesmos direitos que os espanhóis”.

O padre disse que Isabel a Católica é um exemplo para os cristãos de hoje porque “ela sempre foi ela mesma e foi com a verdade diante dela. Não tinha uma vida dupla, foi uma mulher de uma peça só.”

Com informações ACI Digital.

]]>
https://portalconservador.com/beatificacao-de-isabel-a-catolica-esta-nas-maos-do-papa-diz-responsavel/feed/ 0 5553
Caminho Sinodal Alemão quer mudança no catecismo para aceitar homossexualidade https://portalconservador.com/caminho-sinodal-alemao-quer-mudanca-no-catecismo-para-aceitar-homossexualidade/ https://portalconservador.com/caminho-sinodal-alemao-quer-mudanca-no-catecismo-para-aceitar-homossexualidade/#respond Tue, 08 Feb 2022 23:27:38 +0000 https://portalconservador.com/?p=5549 read more →]]> BERLIM, 08 fev. 22 / 03:40 pm (ACI).- Reunião plenária do Caminho Sinodal Alemão aprovou pedido que seja permitida bênção a uniões do mesmo sexo e que haja mudanças no Catecismo da Igreja Católica sobre a homossexualidade.

No sábado, 5 de fevereiro, os bispos e leigos participantes endossaram um documento intitulado “Celebrações de bênçãos para duplas que se amam” com 161 votos a favor, 34 contra e 11 abstenções.

Também endossaram a discussão de um texto sobre a “Reavaliação da homossexualidade no magistério” com 174 votos a favor, 22 contra e 7 abstenções.

O texto diz que “as passagens 2357-2359 e 2396 (sobre homossexualidade e castidade) do Catecismo deveriam ser revisadas” como parte de uma “reavaliação da homossexualidade”.

A votação aconteceu em Frankfurt no último dia da terceira reunião da assembleia sinodal, órgão supremo de decisão do Caminho Sinodal Alemão.

O Caminho Sinodal Alemão é um processo plurianual que reúne bispos e leigos da Alemanha para discutir a forma como o poder é exercido na Igreja, a moralidade sexual, o sacerdócio, e o papel das mulheres na Igreja.

A Assembleia Sinodal é composta pelos bispos, 69 membros do Comitê Central dos Católicos Alemães (ZdK, na sigla em alemão) e representantes de outros setores da Igreja no país.

No primeiro dia do evento, os membros aprovaram um “texto de orientação” que estabelece os fundamentos teológicos do Caminho Sinodal, bem como um documento sobre “o poder e a separação dos poderes na Igreja”.

No segundo dia endossaram os textos que pedem a ordenação de sacerdotisas, que o celibato sacerdotal seja opcional na Igreja latina e que os leigos participem da eleição de novos bispos.

No último dia, os participantes aprovaram quatro documentos.

O texto “Declarações magisteriais sobre o amor conjugal” foi aceito por 169 votos a favor, 30 contra e seis abstenções.

O documento, que também pede modificações no Catecismo da Igreja Católica, diz: “Os cônjuges assumem a responsabilidade do momento de se tornarem pais, do número de filhos e dos vários métodos de planejamento familiar. Isso se faz com respeito mútuo e consciência pessoal”.

“Nesse sentido, convém reformar no Catecismo: 2366 e 2367, 2396 (sobre a fecundidade conjugal), 2368-2370, 2399 (sobre a regulamentação da concepção)”.

O último texto aprovado em 5 de fevereiro, intitulado “Ordem Básica de Serviço na Igreja”, pede a reforma das leis trabalhistas na Igreja Católica na Alemanha, que é o segundo maior empregador depois do Estado alemão. Este documento foi aprovado em sua primeira leitura com 181 votos a favor, 13 contra e 11 abstenções.

O arcebispo Nikola Eterović, núncio apostólico na Alemanha, disse à assembleia no sábado que “o papa frequentemente fala da sinodalidade e dos aspectos positivos associados a ela, mas também incentiva a evitar uma falsa compreensão e erros”.

“Como aspectos característicos da sinodalidade, o bispo de Roma menciona sobretudo: a sinodalidade é um dom do Espírito Santo; é o caminho para uma comunidade eclesial cuja tarefa é a missão, a evangelização do mundo de hoje; a Igreja sinodal exige a participação de todos, embora em níveis diferentes”.

“Ao mesmo tempo, o papa Francisco adverte contra o parlamentarismo, o formalismo, o intelectualismo e o clericalismo”.

A Congregação para a Doutrina da Fé declarou em março de 2021 que a Igreja não tem o poder de abençoar uniões do mesmo sexo, porque não se pode abençoar o pecado.

A declaração da Santa Sé, emitida com o conhecimento prévio do papa Francisco, provocou protestos no mundo católico de língua alemã.

Vários bispos manifestaram apoio às bênçãos para uniões do mesmo sexo, enquanto algumas igrejas levantaram bandeiras do orgulho LGBT e um grupo de mais de 200 teólogos assinou uma declaração criticando a Santa Sé.

Padres e agentes pastorais em toda a Alemanha fizeram um protesto em maio passado com bençãos de uniões do mesmo sexo.

A próxima Assembleia Sinodal será em Frankfurt, de 8 a 10 de setembro. Espera-se que o Caminho Sinodal termine na primavera de 2023, antes do Sínodo sobre a sinodalidade, convocado em Roma para outubro do próximo ano.

Matéria por ACI Digital.

]]>
https://portalconservador.com/caminho-sinodal-alemao-quer-mudanca-no-catecismo-para-aceitar-homossexualidade/feed/ 0 5549
Padre é achado morto dentro de paróquia em Pernambuco https://portalconservador.com/padre-e-achado-morto-dentro-de-paroquia-em-pernambuco/ https://portalconservador.com/padre-e-achado-morto-dentro-de-paroquia-em-pernambuco/#comments Thu, 03 Feb 2022 00:17:30 +0000 https://portalconservador.com/?p=5538 read more →]]> RECIFE, 02 fev. 22 / 10:32 am (ACI).- Padre Geraldo de Oliveira, de 77 anos, foi encontrado morto dentro da igreja de São Sebastião, em Surubim, no Agreste de Pernambuco, na noite de terça-feira, 1º de fevereiro. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. A suspeita é de que o padre tenha cometido suicídio.

O padre foi encontrado por funcionários da igreja entre os bancos do templo, junto com um pedaço de corda, uma carta e um frasco que a polícia suspeita que contivesse veneno. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Recife (PE) para que se determine a causa da morte.

Padre Geral de Oliveira tinha 50 anos de sacerdócio, sendo 23 anos na diocese de Caruaru e 27 na diocese de Nazaré da Mata. Segundo a diocese de Nazaré da Mata, ele moravar em casa própria em Surubim e mantinha “suas atividades de vigário paroquial e assistência aos pobres, como lhe era peculiar”.

Em nota, o bispo de Nazaré da Mata, dom Francisco de Assis, manifestou “neste momento de grande dor, nossa solidariedade aos seus familiares, ao clero, à paróquia São Sebastião, em Surubim, e ao povo de Deus”.

“Como seguidores de Jesus, caminho, verdade e vida, cremos na vida eterna e na superioridade do amor de Deus, a quem recomendamos esse nosso irmão, confiando-lhe também as preces de todos os nossos diocesanos”, disse o bispo.

A prefeitura de Surubim decretou luto oficial de três dias pela morte de padre Geraldo de Oliveira. “Ele sempre teve uma importante atuação e até hoje admirada por todos os fiéis pelo seu compromisso de fé com a Palavra de Deus, praticando-a destacadamente com os mais necessitados”, afirmou em nota de pesar.

Via ACI Digital.

]]>
https://portalconservador.com/padre-e-achado-morto-dentro-de-paroquia-em-pernambuco/feed/ 1 5538
Morre freira que batizava bebês em segredo em meio à perseguição comunista https://portalconservador.com/morre-freira-que-batizava-bebes-em-segredo-em-meio-a-perseguicao-comunista/ https://portalconservador.com/morre-freira-que-batizava-bebes-em-segredo-em-meio-a-perseguicao-comunista/#respond Thu, 13 Jan 2022 17:14:48 +0000 https://portalconservador.com/?p=5525 read more →]]> TIRANA, 13 jan. 22 / 08:39 am (ACI Digital).- A freira albanesa Marije Kaleta, que batizava bebês em meio à perseguição comunista, morreu aos 92 anos no domingo, 2 de janeiro.

A freira também arriscava sua vida para levar a sagrada comunhão a doentes e moribundos durante o regime do ditador comunista Enver Hoxha, cujo governo destruiu igrejas e martirizou católicos no esforço de criar um estado ateu. A Albânia, que tem hoje 2,8 milhões de habitantes e faz fronteira com Montenegro, Kosovo, Macedônia do Norte e Grécia, viveu sob regime comunista de 1940 a 1992.

Durante um encontro com o papa Francisco na Albânia em 2014, a freira da Congregação das Irmãs Estigmatinas contou a história de como ela batizava bebês secretamente durante esse período. Quatro anos depois, o papa citou a irmã como “um belo exemplo da Igreja como mãe”.

“Batizei não só as crianças das aldeias, mas também todos aqueles que vinham à minha procura”, disse Kaleta ao papa na catedral de São Paulo em Tirana, capital da Albânia.

Ela contou que, uma vez, quando estava a caminho de casa, ouviu uma voz atrás dela. “Era uma mulher que vinha correndo com um bebê em seus braços. Ela me pediu para batizar sua filhinha”, contou.

A freira disse que sentiu medo porque sabia que essa mulher era esposa de um comunista.

“Disse-lhe que não tinha com que batizar porque estávamos numa estrada, mas ela expressou tanto desejo que me disse que havia um canal com água nas proximidades”, disse.

“Eu disse a ela que não tinha nada para pegar a água, mas ela insistiu que eu batizasse aquela menina, e vendo a sua fé, tirei os sapatos que eram de plástico e com o sapato apanhei água de um canal e batizei a menina”, acrescentou.

Marije Kaleta nasceu em 10 de novembro de 1929 em Nënshat, no norte da Albânia. Sentiu o chamado para a vida religiosa cedo. Graças à ajuda de seu tio, que era sacerdote, encontrou sua vocação nas Irmãs Estigmatinas.

Ela entrou no convento na década de 1940, em pleno regime comunista e teve que esperar quase 50 anos antes de fazer seus votos perpétuos.

O regime comunista a obrigou a voltar para a casa de seus pais sete anos depois de entrar no convento. Após a morte de seus pais, ela viveu sozinha e aprendeu “a manter viva a fé no coração dos fiéis, ainda que em segredo”.

“Graças à proximidade com alguns sacerdotes tive a graça de ter em casa o Santíssimo Sacramento, que eu levava para os doentes e moribundos”, disse ela.

Kaleta pôde fazer seus votos perpétuos em 1991, quando o regime comunista estava chegando ao fim na Albânia.

“Ainda hoje, quando olho para trás, parece inacreditável que pudemos suportar tantos sofrimentos terríveis. Sei que Deus nos deu forças, paciência e esperança”, disse ela.

“Deus deu força para aqueles que Ele tinha chamado. De fato, Ele me recompensou todo o sofrimento vivido, já aqui na terra”, acrescentou, e afirmou que “eu tive a graça de me tornar religiosa”.

Irmã Kaleta morreu em 2 de janeiro de 2022 no convento de Shkodër, norte da Albânia.

]]>
https://portalconservador.com/morre-freira-que-batizava-bebes-em-segredo-em-meio-a-perseguicao-comunista/feed/ 0 5525
Morre Desmond Tutu, vencedor do Nobel da Paz e ativista anti-apartheid sul-africano https://portalconservador.com/morre-desmond-tutu-vencedor-do-nobel-da-paz-e-ativista-anti-apartheid-sul-africano/ https://portalconservador.com/morre-desmond-tutu-vencedor-do-nobel-da-paz-e-ativista-anti-apartheid-sul-africano/#respond Tue, 28 Dec 2021 11:50:35 +0000 https://portalconservador.com/?p=5513 read more →]]> Ele ganhou o prêmio em 1984 por seu papel em ajudar a acabar com a política de segregação racial e discriminação imposta pelo governo de minoria branca contra a maioria negra na África do Sul de 1948 a 1991.

O arcebispo Desmond Tutu (foto), vencedor do Prêmio Nobel da Paz que ajudou a acabar com o apartheid na África do Sul, morreu aos 90 anos.

O presidente do país, Cyril Ramaphosa, disse que a morte do clérigo marcou “outro capítulo de luto na despedida de nossa nação a uma geração de notáveis ??sul-africanos”.

Ele disse que o arcebispo Tutu ajudou a deixar à posteridade “uma África do Sul libertada”. Tutu foi uma das figuras mais conhecidas dentro e fora da África do Sul.

Contemporâneo do ex-presidente Nelson Mandela (1918-2013), ele foi uma das forças motrizes por trás do movimento para acabar com a política de segregação racial e discriminação imposta pelo governo de minoria branca contra a maioria negra na África do Sul de 1948 a 1991, o chamado apartheid.

Ele recebeu o prêmio Nobel em 1984 por seu papel na luta pela abolição do sistema. A morte de Tutu ocorre poucas semanas depois da morte do último presidente da era do apartheid na África do Sul, FW de Clerk, que morreu aos 85 anos.

O presidente Ramaphosa disse que Tutu era “um líder espiritual icônico, ativista anti-apartheid e ativista global dos direitos humanos”.

Ele o descreveu como “um patriota sem igual; um líder de princípios e pragmatismo que deu sentido à compreensão bíblica de que a fé sem obras está morta”. “Um homem de intelecto extraordinário, integridade e invencibilidade contra as forças do apartheid, ele também era terno e vulnerável em sua compaixão por aqueles que sofreram opressão, injustiça e violência sob o apartheid e pessoas oprimidas ao redor do mundo.”

Ordenado sacerdote em 1960, passou a servir como bispo do Lesoto de 1976-78, bispo assistente de Joanesburgo e reitor de uma paróquia em Soweto.

Em 1985, Tutu se tornou bispo de Joanesburgo e foi nomeado o primeiro arcebispo negro da Cidade do Cabo. Ele usou seu papel de destaque para falar contra a opressão dos negros em seu país, sempre dizendo que seus motivos eram religiosos e não políticos.

Depois que Mandela se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994, Tutu foi nomeado por ele para uma Comissão de Verdade e Reconciliação criada para investigar crimes cometidos por brancos e negros durante a era do apartheid.

Ele também foi creditado por cunhar o termo Nação Arco-Íris para descrever a mistura étnica da África do Sul pós-apartheid, mas em seus últimos anos lamentou que a nação não tivesse se unido da maneira que ele sonhou.

]]>
https://portalconservador.com/morre-desmond-tutu-vencedor-do-nobel-da-paz-e-ativista-anti-apartheid-sul-africano/feed/ 0 5513
Papa Francisco celebra hoje 52 anos de ordenação sacerdotal https://portalconservador.com/papa-francisco-celebra-hoje-52-anos-de-ordenacao-sacerdotal/ https://portalconservador.com/papa-francisco-celebra-hoje-52-anos-de-ordenacao-sacerdotal/#respond Tue, 14 Dec 2021 12:58:59 +0000 https://portalconservador.com/?p=5501 read more →]]> 13 dez. 21 / 06:00 am (ACI Digital).- Em 13 de dezembro de 1969, apenas quatro dias antes de completar 33 anos de idade, o jesuíta Jorge Mario Bergoglio, agora papa Francisco, foi ordenado sacerdote pelo arcebispo Emérito do Córdoba (Argentina), dom Ramón José Castellano.

Aquele 13 de dezembro, há 51 anos, foi um sábado, vésperas do terceiro domingo de Advento. Na liturgia da Igreja, este dia é conhecido como domingo do Gaudete ou domingo da alegria, para muitos o selo do pontificado do papa Francisco.

Segundo o livro “O jesuíta: Conversas com o cardeal Jorge Bergoglio”, Francisco descobriu a sua vocação ao sacerdócio enquanto estava a caminho para celebrar o Dia da Primavera. Quando passou por uma igreja para se confessar, finalmente acabou sendo inspirado por aquele sacerdote.

Em outra oportunidade, o papa contou que, inicialmente, sua mãe não apoiou sua decisão de ser sacerdote, apesar de ser uma católica devota. Entretanto, no momento em que foi ordenado, aceitou seu chamado e pediu a sua bênção ao final da cerimônia.

Em seus primeiros anos como sacerdote, Jorge Mario Bergoglio continuou sua formação como jesuíta entre 1970 e 1971 na Espanha. Em 22 de abril de 1973, emitiu suas profissões perpétuas na Companhia de Jesus.

Quando retornou para a Argentina, serviu como professor na faculdade de teologia de São José, na localidade de San Miguel (nos subúrbios da cidade de Buenos Aires), reitor do Colégio e, aos 36 anos, foi designado Provincial dos jesuítas da Argentina.

]]>
https://portalconservador.com/papa-francisco-celebra-hoje-52-anos-de-ordenacao-sacerdotal/feed/ 0 5501
Presidente de Portugal veta lei da eutanásia https://portalconservador.com/presidente-de-portugal-veta-lei-da-eutanasia/ https://portalconservador.com/presidente-de-portugal-veta-lei-da-eutanasia/#respond Tue, 30 Nov 2021 23:23:54 +0000 https://portalconservador.com/?p=5487 read more →]]> Lisboa, 30 nov. 21 / 03:03 pm (ACI).- O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou a lei da eutanásia aprovada pelo parlamento no dia 5 de novembro, ontem, 29 de novembro. Rebelo pediu esclarecimentos sobre possíveis contradições na versão aprovada.

O Parlamento português aprovou o decreto da legalização da eutanásia, que havia sido vetado por inconstitucionalidade por Rebelo de Sousa em março, na última sessão, antes de ser dissolvido por não ter conseguido aprovar o orçamento do Estado para 2022.

Marcelo Rebelo de Sousa, que é católico praticante, pediu que a assembleia esclareça “o que parecem ser contradições no diploma quanto a uma das causas do recurso à morte medicamente assistida”. A nova versão da lei “mantém, numa norma, a exigência de ‘doença fatal’ para a permissão de antecipação da morte, que vinha da primeira versão do diploma” mas “alarga-a, numa outra norma, a ‘doença incurável’ mesmo se não fatal, e, noutra ainda, a ‘doença grave’.”

“Em matéria tão importante como esta – respeitante a direitos essenciais das pessoas, como o direito à vida e a liberdade de autodeterminação -, a aparente incongruência corre o risco de atingir fatalmente o conteúdo”, diz Rebelo de Sousa na resposta à Assembleia da República.

O presidente pede que a Assembleia da República “reavalie a alteração verificada, em cerca de nove meses, entre a primeira versão do diploma e a versão atual, correspondendo a uma mudança considerável de ponderação dos valores da vida e da livre autodeterminação, no contexto da sociedade portuguesa”.

“Corresponde tal visão mais radical ou drástica ao sentimento dominante na sociedade portuguesa? Ou, por outras palavras: o que justifica, em termos desse sentimento social dominante no nosso País, que não existisse em fevereiro de 2021, na primeira versão da lei, e já exista em novembro de 2021, na sua segunda versão? O passo dado em Espanha?” A referência de Rebelo de Souza é à aprovação da eutanásia na Espanha em março deste ano.

“Como deixei claro em dois compromissos eleitorais, entre 2016 e 2021, não pesa na decisão que tomo qualquer posição religiosa, ética, moral, filosófica ou política pessoal – que, essa, seria mais crítica – mas, apenas – como aconteceu noutros ensejos similares – o juízo que formulo acerca do que corresponde ao que considero ser o sentimento valorativo dominante na sociedade portuguesa”, concluiu.

O bispo de Setúbal, dom José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), saudou a decisão do presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

“Em primeiro lugar quero sublinhar a atitude que o presidente tem sempre tido de clareza e de sólida defesa dos valores do humanismo, que não sendo afirmação de uma opinião pessoal, se pauta pelo rigor, respeito pela diversidade e, ao mesmo tempo, seriedade na defesa dos valores fundamentais da natureza humana, consagrados na nossa Constituição”, disse dom Ornelas.

“O chefe de Estado presta assim um grande serviço a todos, independentemente da opinião que temos sobre os assuntos. Temas como estes têm de ser tratados com toda a seriedade, com toda a coerência, mas ao mesmo tempo também com uma visão humanista da vida que nos leva, pelo menos, à afirmação de uma sociedade respeitosa na justiça e nos valores da dignidade humana e da sua defesa em todas as situações”, concluiu o bispo.

]]>
https://portalconservador.com/presidente-de-portugal-veta-lei-da-eutanasia/feed/ 0 5487