Com certeza você já se viu numa discussão sobre “o que é melhor, mais estado ou menos estado?”. A verdade é que o estado não é capaz, nem matematicamente, de gerir e satisfazer as necessidades de uma população, que através de mecanismos de oferta e demanda fazem os produtores saberem o que produzir, assim mantendo o mercado sempre cheio, com todos produzindo, etc. Mas o que acontece quando o estado domina tudo? O fotógrafo Yusnaby Pérez mostra todos os dias a realidade miserável de Cuba, um lugar que há mais de meio século é totalmente dominado pelo estado. Se você quiser ver algumas leis delirantes do lugar, leia esse artigo.
Conheça o verdadeiro socialismo cubano:
28 famílias moram nesta humilde residência
Esse é o transporte público em Cuba
Uma casa comum no centro de Havana
Esse cara está recolhendo suas carnes porque a polícia está chegando.
Crianças brincam com carrinhos que eles mesmos construíram
A doutrinação começa desde cedo, nas escolas. Em cima, um comparativo com o que ocorre na Venezuela agora
Vender CD’s piratas na rua é legal, e o governo cobra impostos
Já esse cara, que é formado em engenharia mecânica, tem que vender isqueiros.
Esse é um dos espiões que falei. Ele ganha 7 dólares por mês pra dedurar vizinhos “anti-revolucionários”
Essa criança disse ao fotógrafo que esse pneu é o único brinquedo dela
Uma fila pra poder comprar em um mercado, que vende de forma racionada
Outra fila de mercado
Essa mulher é formada em história da arte e vende bananas pra viver
É obrigatório em todas as escolas manter essas fotos na parede
Javier é formado em engenharia nuclear, e vende bananas também
Por dentro de um mercado. Todos vendem de forma racionada.
Na farmácia, até absorventes são racionados.
Nesse prédio você só pode usar a água de 3 em 3 dias, e em certa quantidade.
Nesse mercado você só pode comprar 5 ovos e 5 libras de arroz por mês
Pra comprar você deve usar sua ficha de racionamento. O produto que você pega é marcado e se atingir o limite, não pode pegar mais.
É o governo que decide o nome de estabelecimentos legalizados. O nome desse açougue é “A insuperável”.
Essa menina ganha 50 cents por saco de latinhas que ela recolhe
Na escadaria do prédio, alguém avisa: “Proibido usar água, a cisterna está contaminada”
Uma loja com seus variados produtos.
Uma loja estatal de produtos industriais
É assim que trabalhadores são transportados pelo estado
“Uma das primeiras promessas de Fidel foi que todas as crianças teriam sapatos. Nem essa ele conseguiu cumprir”, diz o fotógrafo em seu twitter.
O mais importante não é mostrado nas fotos: que todas essas pessoas são FELIZES por fazerem parte de um sistema inclusivista focado nas questões sociais e não na busca insana pelo lucro. Quando nós brasileiros tomarmos consciência que a riqueza não é pré-requisito para a felicidade, poderemos realizar o sonho cubano em nosso tão castigado e tão oprimido Brasil.
Saudações
Aprenderam o que com isso, crianças? Caso os fatos derrubem sua teoria econômica, recorra às emoções. Ou na verdade: julgue que as emoções dos indivíduos desta foto representem a “felicidade” em viver o socialismo cubano.
Você é algum tipo de pessoa insana. Quem consegue ser feliz nessas condições? Acho que é porque na sua vida nunca deve ter passado fome, porque quando a fome aperta o filho chora e a mãe não vê. Isso que você falou deve ser artifícios estatais para o povo brasileiro se render ao comunismo e a ptralhagem. É um absurdo ver alguem que acha que brasileiro tem que se contentar com o que tem só porque no mundo tem países melhores, ao meu ver foi isso que você quis dizer.
Esse é o ponto. Pessoas que defendem regimes autoritários acreditam cegamente na capacidade de que esses sistemas têm de fazer as pessoas felizes. Não é de uma FELICIDADE IDEALIZADA por um grupo que estamos falando, mas na LIBERDADE INDIVIDUAL para que cada um busque a SUA PRÓPRIA FELICIDADE, À SUA MANEIRA, e não à FELICIDADE IMPOSTA. Acreditam e vivem uma utopia no conforto de seu ar-condicionado, seu banho quente e seus pãezinhos frescos no final de tarde.
Não,definitivamente não há felicidade porque não há perspectiva de vida nessas pessoas além de garantir o prato do dia seguinte. Em Cuba a perspectiva pertence ao ESTADO, já o indivíduo não tem esse direito de escolha.
Mogisenio…O lucro que voce fala é o que enche os supermercados, a sua barriga, a farmácia onde voce compra o seu remédio, é o aprendizado em boas escolas, o agasalho que lhe protege do frio. Poderia citar milhões de exemplos….mas todos vão contra o comunismo; A felicidade está em ter LIBERDADE e CONFORTO. O homem nasceu LIVRE e não é um psicopata fanático quem deve decidir sobre isso. A fome e a miséria humilha um povo, uma Nação! #PenseNisso
Tenho uma sugestão para você mogisenio: mude-se para Cuba e more lá por uns 5 anos. Depois retorne aqui e veja a idiotice que escreveu. Se são tão felizes, explique porque fogem aos montes daquela ilha maldita?
Tá achando ruim?, nunca que eu quero uma vida de merda dessas pra mim e pra quem eu amo, vá ser feliz em Cuba.
Realmente, percebe-se pelas fotos a expressão de felicidade que elas têm em seus rostos. Poderíamos argumentar sobre outras óticas, mas acho que esta que é a mais simplória e reconvém sobre sua afirmação, já basta.
mosigenio, acho que só eu entendi seu comentário, a mais fina arte da ironia. Parabéns, vc quase me enganou.
Felizes pra caralho!kkkkkkk idiota. Pais de miseraveis..Meus Deus como tem cego idiota nesse mundo!
Você só podeter um sério problema. Ou mental ou moral. Se a situação te agrada tanto, faça-nos o favor de ir residir nesse Éden na Terra.
Você é louco ???, tenho amigos Cubanos são todos infelizes, vivem uma desgraça viva, não existem questões sociais, e sim grandes problemas sociais, e uma exploração sem precedentes da população Cubana, que só pensa em fugir da Ilha.
Não há comida, não há transportes, carros, nada só miséria e desgraça. Prostituição avançada, falta de moradias, não há cultura, apenas MARXISMO e outras Balelas, é uma escravidão em pleno século XXI, existe EUGÊNIA, processo usado por Hitler para melhorar a raça cubana, nasceu com deficiência..MORRE NO ATO, só FIDEL e sua corja vive na riqueza do latifundio da dignidade humana destes seres, é a Ilha do Dr. MOREAU da atualidade
por isso que tantos fugiram e ainda tentam fugir? riqueza não é realmente requisito para a felicidade, tampouco a opressão, a pobreza e a necessidade.
Mude-se para lá, Mogisenio. Burro.
É cada uma que temos que ler.
Realmente nota-se a FELICIDADE ESTAMPADA EM CADA OLHAR, no da Engenheira Agrônoma vendendo suas escovas de dentes, ou o Engenheiro Mecânico vendendo seus isqueiros, ou ainda a mulher formada em História da Arte e o Engenheiro Nuclear vendendo bananas. Realmente eles estudaram tanto para venderem essas coisas.
E as crianças então? Nem se fala! olha a felicidade delas nas escolas.
Sem falar dos trabalhadores sendo “dignamente” transportados em um veículo “muito adequado”. Pessoas felizes nas filas dos mercados e com o racionamento.
E não vou nem comentar sobre essas verdadeiras “mansões”. Isso é que é viver bem!
Felicidade? Viver em Cuba? Faz-me rir!!! Se lá é tão bom assim… Mude-se pra lá!
Afirmações como essas são características do fanatismo ideológico. Fuja disso, rapaz. Cure-se dessa doença.
Se o certo é pensar assim por que não se muda para lá ?
Lá não se tem liberdade de falar que é ruim.
Cara não fale besteira. Lá você tem que viver obrigatoriamente de acordo com as regras, senão da noite para o dia você some.
Pessoas felizes? kkkkkk os felizes estão em Miami que conseguiram fugir. O país onde a maior fonte de renda particular vem da prostituição com turistas.
Enquanto isso, os castro vivem uma vida de luxo e conforto na segurança palaciana..
o povo cubano é roubado, vive em situação de miséria e vc ainda diz que isso é felicidade?
Curioso são todos aqueles que arriscam a vida para serem felizes em Miami, na “opressão” capitalista…
Esquerdistas como sempre estão tentando humanizar a miséria socialista
Mas ninguém é obrigado a se dedicar a uma “vida insana pelo lucro” numa democracia. Sou professor e nada me impede de ir vender bananas na calçada, como se isso fosse ser feliz. Mas prefiro meu salário, gosto de tomar banho todo dia.
Felizes? Vá se fuder seu filho da puta! Onde está a felicidade nisso? Olha esse descaso! Sem comida, sapatos, higiene, etc.. isso eh felicidade pra vc? Se mude pra lá seu filho de uma puta!
Estas pessoas são tão “felizes” que há décadas arriscam a vida para fugir de Cuba em jangadas improvisadas. Por outro lado, nunca soube de alguém tentando entrar ilegalmente em Cuba para viver neste “paraíso socialista”.
Deus nos livre dessa desgraça chamado “sonho cubano”. É, em verdade, um pesadelo dos infernos. Pesadelo esse que os cubanos, durante mais de meio século, contemplam todos os dias.
Este sr. acha que no regime cubano lhe é permitido fazer qualquer tipo de comentário crítico ao governo vigente. Talvez não saiba que existem presos políticos por lá.
A tática é sempre a mesma: o que for inerente ao regime comunista é BOM, não importa se não o é de fato. Acredite no Partido.
Como perguntar não ofende, então:
1) Se “são tão felizes” porque anualmente milhares de cubanos se arriscam tentando fugir da ilha castrista e procurar acolhimento em NY, atravessando o mar?
2) E sobre essa fuga desesperada do cubanos, o sr. defensor do comunismo por acaso ouviu falar do não tão famoso caso “Massacre do Rebocador”?
3) Porque será que os “médicos” cubanos não podem trazer seus parentes quando vem para o Brasil através do programa “Mais Médicos”?
4) Se são felizes, então porque não podem livremente visitar outros países?
Ah sim, porque todos os país vivem morrendo de felicidade de ver suas filhas e filhos se prostituindo para trazer alimentos para casa. Bem lembrado mesmo.
Que paraíso de lugar, porque tu não vai morrer lá?
Ainda bem que no Brasil não tem nada parecido com essas fotos….kkkk… faltou colocar alguma foto de criança comendo ratazanas, como no interior do Piauí 😉
Não se enganem… Boa parte do Brasil já é uma Cuba.
Estas fotos parecem a de uma cidade onde nasci lá no Piauí.
Certo só que aqui você pode de alguma maneira crescer, progredir, lógico que existem mazelas, existem favelas nos EUA, os tais HARLEM da vida, mas uma diferença gritante. è preciso aperfeiçoar o sistema Capitalista para atender os mais necessitados, mas viver como Cuba é desgraça viva
Mosigenio, FELICIDADE é subjetivo, varia de pessoa para pessoa, LIBERDADE NÃO, ou se tem ou não se tem. Autoritário é quem impõe o seu ideal de felicidade aos outros.
Se há felicidade nessas fotos eu não sei, mas com certeza LIBERDADE não há.
Por estarem confinados, vivem por viver, passarão suas vidas sem nenhum propósito, não vão encontrar felicidade pois não têm um referencial para felicidade a não ser garantir a comida no prato do dia de amanhã.
Saudações
Horrorizada…se miséria é felicidade, quem acha isso tão lindo e deseja o mesmo por aqui, que se mude para lá…
A Rússia e a Europa do Leste, são a tumba do comunismo! Comunismo que só serve hoje para os idiotas úteis, degenerados e parasitas degredados.
Felicidade? só se for robotizada. A livre escolha não existe. Se essa é sua escolha tudo bem, mas não decida por mim.
Concordo plenamente que a felicidade só pode existir com liberdade! quem não é livre pode ter tudo ou nada deste mundo e será infeliz! o comunismo escraviza mentes e corpos e sujeita o povo ao poder dos seus lideres! PENSE!se vc gosta de ditaduras, realmente vc deveria morar uma época em Cuba exatamente como um cidadão cubano, se fosse tão bom as fronteiras seriam abertas… não sobraria um sequer em Cuba. Se liga mogisenio! tá maluco!
Esse que defendeu o comunismo só pode ter votado no PT e torcer para acontecer o mesmo aqui! O pior é que se realmente acontecer todos se ferram inclusive nós que não queremos uma realidade horrenda dessas, pessoas formadas, capacitadas e impedidas de realizar suas profissões e dar uma vida melhor aos seus filhos, triste, não ter liberdade é a pior coisa que existe.
Aprendam! Nada vai mudar a crença de Mogisenio! Ele usa a mesma lógica dos homens-bombas que morrem felizes matando infiéis do Islã!
Esqueçam, nem a mais óbvia constatação ou prova vai convencê-lo que o socialismo cubano é fachada!
Felizes por ter água somente a cada 3 dias?
Felizes por formar em Engenharia, mas ter que vender bugiganga na rua?
Felizes por ter que morar numa masmorra com mais dezenas de famílias e a cisterna comunitária está contaminada de cocô?
Felizes porque o comércio estatal oferece uma variedade de sapatos que pode não servir no seu pé?
Felizes porque o salário do mês deu pra comprar uma cartela de ovo?
Acredito que o mogisenio seja um péssimo observador. Os únicos rostos que estão felizes são as das crianças brincado com os carrinhos de lomba, pois são a única maneira que eles tem de se divertir. E os outros rostos desolados que são maioria que são de pessoas que trabalham nas ruas ou nas lojas estatais não são levados em conta? Essa é a prova que este regime não deu certo. Se quer mesmo tirar suas duvidas compare essas fotos com algumas fotos tiradas aqui no Brasil em qualquer capital de longe e nota a diferença no semblante do povo brasileiro.
Felizes??? kkkk Por isso fogem de Cuba a nado para os Estados Unidos enfrentando até tubarão!!? Me poupe!!! Quanta ignorância…
Há pouca informação sobre o interior de Cuba. Tanto essas fotos quanto o especial passado na Globo News foca no centro de Havana. É como se fizéssemos um especial sobre o Brasil fotografando a Gávea e o Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Gostaria de ver as pequenas cidades.
Cuba é tão miserável que os próprios miseráveis haitianos preferem viajar mais de 3000 mil quilómetros para chegar no Capitalismo Selvagem no Brasil do que ir para Cuba que fica só a 350 quilômetros de Haiti! Além disso, a própria irmã de Castro, a Juanita Castro, fugiu de Cuba ainda em 1965! Também a própria filha de Castro a Alina, também fugiu de Cuba em 1995! E em 2012 a própria filha Glenda Murillo Diaz, do Vice presidente de Cuba, Marino Murillo, também fugiu de Cuba! Cuba serve só para Coxinhas Burgueses do Brasil metidos a “revolucionários” mas são Bundas Moles que não tem coragem de Machos para viver em Cuba!
Imaginem como deve ser a formação profissional desse povo que não tem acesso à tecnologia. Como irão saber o que há de mais moderno se o povo não tem acesso à internet? A miséria campeia. Só não eh pior que os países africanos onde as crianças morrem de fome. Pelo que sei as crianças tem educação, saúde e uma alimentação mesmo que restrita. O grande mérito desse país he a questão da saúde e educação, mesmo que seja restrita, limitada.
verdade, esses anencéfalos gostam de bajular os países comunistas, mas gostam dos capitalistas, viver bem, roubar sem ser preso. Hipócritas!