Xi Jinping, mandatário da China, telefonou pessoalmente para o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, em 21 de janeiro, para pressionar que ele ocultasse informações sobre a severidade da pandemia de Peste Chinesa.
A informação é da agência federal de inteligência da Alemanha, a Bundesnachrichtendienst (BND), segundo reportagem do jornal alemão Der Speigel.
De acordo com o jornal, Xi teria pedido a Tedros durante a ligação para segurar informações sobre a transmissão entre seres humanos do vírus e atrasar a declaração de pandemia.
Em um comunicado emitido neste domingo (10), a OMS classificou os dados apresentados pelo jornal como “infundados e falsos”.
Número de pacientes recuperados ultrapassou 60 mil na manhã deste domingo
Na manhã deste domingo (10), foram registrados 61.685 casos recuperados de pacientes que estiveram infectados com o novo coronavírus no Brasil. Até o momento, a pandemia afetou mais de 156 mil pessoas e levou 10.656 à óbito. Dos casos ativos, quase 83 mil pessoas ainda estão contaminadas no país.
Com relação aos principais epicentros da pandemia pelo Brasil, São Paulo é o estado com maior número de infectados – mais de 44 mil – seguido por Rio de Janeiro e Ceará, que hoje apresentam números quase iguais de casos confirmados – ambos com mais de 15 mil.
Quanto às vítimas fatais, São Paulo é o estado com o maior número de óbitos, com 3.608 falecimentos. Em seguida aparecem Rio de Janeiro (1.653), Ceará (1.062), Pernambuco (972) e Amazonas (962). O Tocantins é o estado com o menor número de óbitos, 9 vítimas.
Sobre os casos recuperados da doença, não foi informado a distribuição dos casos.
0 Comentário