Tropas nigerianas resgataram, na última semana, 1.880 civis que estavam em poder do grupo islâmico Boko Haram no nordeste da Nigéria, anunciou um comandante do Exército nesta quarta-feira (21). A operação aconteceu em Sambisa, uma região na selva de cerca de 1.300 km quadrados onde ficava o reduto do Boko Haram. Em 2014, esse grupo sequestrou mais de 200 jovens estudantes.
“Em operações realizadas entre 14 e 21 de dezembro de 2016, um total de 1.880 civis foram salvos nas áreas do Boko Haram”, declarou o general Leo Irabor em entrevista coletiva na cidade de Borno, capital de Maiduguri.
Vídeo do Boko Haram mostra supostos espiões sendo interrogados e, depois, exibe corpos decapitados (Foto: Reprodução/ Twitter/ SITE Intel Group)
O militar acrescentou que as operações prosseguem com base na campanha lançada no ano passado para retirar os extremistas islâmicos da região. Segundo o general Irabor, centenas de rebeldes foram capturados. “Entre 14 e 21 de dezembro, 564 terroristas do Boko Haram foram capturados e outros 19 se renderam aos nossos soldados. Sete suspeitos de sequestro e 37 estrangeiros também foram detidos”.
Movimento jihadista
O Boko Haram é o autor de muitos sequestros, entre eles o de mais de 200 colegiais da cidade de Chibok, em abril de 2014. Inicialmente seita salafista, o Boko Haram se converteu em movimento jihadista após a morte de seu fundador, Mohammed Yusuf, em 2009. A violência do movimento e sua repressão já causaram mais de 20 mil mortes e 2,6 milhões de deslocados no nordeste da Nigéria.
Com informações France Presse.
0 Comentário